O vídeo está cada vez mais presente na Internet. O acesso à tecnologia e aos equipamentos que permitem a auto expressão através de vídeos autorais e o surgimento principalmente do youtube, que se tornou um forte canal de exibição e difusão destes vídeos, acabou criando um boom audiovisual na internet. As estratégias publicitárias também entraram nessa onda e já utilizam o youtube e a linguagem "caseira" para divulgarem as marcas na rede.
Aqui poderemos ver alguns exemplos:
Rodado para parecer um video caseiro, o comercial 'Boliche' estreia hoje na TV - já está disponivel no YouTube. Mostra 3 amigos que enchem os buracos de uma bola de boliche com cola instantânea, um deles coloca os dedos fixando sua mao à bola e entao vai para a pista para fazer sua jogada. O filme foi criado pela W Brasil para a Globo.com e divulga ao mesmo tempo o serviço de provedor de banda larga e o site ideias bizarras, que hospeda videos enviados por usuários.
Outro exemplo é o comercial do Whooper do Burguer King, criado pela MPM Propaganda para o Burger King e que ultrapassou os 90 mil acessos no youtube. O filme mostra apenas imagens do Whopper, principal sanduíche da rede fast-food, embaladas por um jingle que usa palavrões -- censurados pelo tradicional "pi" -- para expressar suas características, método explicado pela assinatura: "Indecente de tão gostoso".
Já os sites oficiais das grandes marcas estão se aproveitando dos avanços tecnológicos para utilizarem o vídeo de forma interativa. A Fiat é uma das marcas que mais se utilizam do elemento vídeo de forma interativa. Exemplo disso é o site do Idea Adventure http://www.ideaadventure.com.br/pt-br/index.jsp, onde você pode escolher situações e montar um vídeo.
No site do Novo Palio Adventure http://www.novopalioadventure.com.br/, foi criado uma experimentação interativa onde você pode dirigir o carro apertando teclas. Em outra sessão você pode desatolar o carro escolhendo alguns elementos e ver o resultado de sua escolha em vídeo.
Os exemplos são vários. E aguardamos mais colaborações que ilustrem a utilização criativa dos vídeos na Internet.
segunda-feira, 18 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Quando vi o post sobre o site da Fiat que apresenta a possibilidade de "dirigir" o novo Palio virtualamnte, a primeira coisa que me veio em mente foi uma das últimas facilidades que a Internet me possibilitou. Há um tempo procurando apartamento com meus pais, vimos o como é chato ler anúncios na Internet, ficar agendando mil visitas e na hora encontrar apartamentos totalemnte diferentes do imaginado. Porém, um dos últimos sites que visitamos, http://www.klabinsegall.com.br/site/ficha.aspx?id=45, de um lançamento imobiliário no Recreio, permite um tour virtual a um apartamento decorado. Apenas arrastando o mouse nas direções desejadas, é possível "andar" por todo o apartamento.
Achei essa ferramenta muito interessante, pois ela já promove uma certa idéia do apartamento, além de matar um pouco da curiosidade e ansiedade de quem está procurando.
Quanto ao vídeo do Burger King, não tenho nada a acrescentar no que relacione Internet, mas gostaria de comentar o uso do vídeo na nova lanchonete carioca. Ao redor de toda a lanchonete existem telas que ficam passando repetidamente sanduiches sendo preparados, batatinhas sendo fritas. E tudo isso passando enquanto estamos aguardando em intermináveis filas, cheios de fome. Não fosse o bastante sermos estimulados pelo cheiro maravilhoso que vem da cozinha, contamos agora com imagens constantes para aumentar a nossa vontade de comer.
Postar um comentário